Coordenadores

Diego Santos Vieira de Jesus

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Doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio). Atualmente, é docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e professor dos cursos de Graduação em Administração de Empresas, em Comunicação Social – Jornalismo e em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio). É co-coordenador do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) e integrante do Observatório da Marca Rio da mesma instituição. É professor dos cursos de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da PUC-Rio. É pesquisador colaborador do Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é integrante do grupo de pesquisa “Assimetrias e padrões de desigualdade nas dinâmicas interestatais”, da UVA. É vinculado à Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). É membro da Association For Creative Industries (AFCI), da International Place Branding Association (IPBA) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Tem experiência nas seguintes áreas: Gestão Estratégica de Setores Criativos; Marketing Territorial; Estudos de Política Externa; Segurança Internacional; Instituições Internacionais; Processos de Integração Regional; Estudos de Gênero e Sexualidades; Diplomacia Corporativa e Comunicação e Instituições Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: economia criativa e desenvolvimento; políticas públicas e economia criativa; marcas territoriais; internacionalização de cidades criativas; gênero e sexualidade nas cidades criativas; políticas externas das grandes potências e das potências emergentes; desarmamento, não-proliferação e usos pacíficos da energia nuclear; processos de integração europeu e latino-americanos; estudos sobre masculinidades em Relações Internacionais; estudos sobre Esporte e Relações Internacionais; diplomacia das empresas multinacionais e transnacionais; jornalismo nas instituições públicas.

 

Patrícia Cerqueira Reis

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Doutora em Comunicação na ECA USP onde elaborou tese sobre construção e gestão de marcas de cidades, Mestre em Comunicação na ECO UFRJ onde dissertou sobre gestão da comunicação em instituições públicas, Especialista em Análise de Políticas Pública pelo Instituto de Economia da UFRJ e Especialista em Sistemas de Informação pela UFF, Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade pela Faculdades Integradas Hélio Alonso. Na ESPM desde 2007, atualmente é Coordenadora do Laboratório de Cidades Criativas; idealizadora e Coordenadora do Observatório da Marca Rio; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa; Professora da graduação, pós-graduação e dos cursos de EAD ? Ensino à Distância. Diretora da HOD Marketing Territorial e Comunicação de Marcas destaca como principais trabalhos: Plano de Marketing Turístico do Estado do Rio de Janeiro 2016-2020 para a SETUR; estudo sobre o Legado dos Jogos Olímpicos para o Ministério do Turismo; Plano de Comunicação e Engajamento de Stakeholders do Programa de Zoneamento Ecológico Econômico ZEE RJ para o INEA; Projeto de Estímulo à Formalização da Atividade Turística no estado do Rio de Janeiro para a SETUR; Consultoria sobre mercados politizados para a Coca-Cola Brasil; e Consultoria e treinamento para o SESC Rio sobre Transversalidade da Comunicação. Foi supervisora de marketing e comunicação do Comitê de Candidatura Rio 2016 e responsável pela elaboração do Plano de Comunicação apresentado no Dossiê de Candidatura para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 ao COI. Coordenou a gerencia de comunicação da Agência Nacional de Saúde Suplementar ? ANS – por seis anos, respondendo pelas áreas de publicidade, assessoria de imprensa e eventos. No setor privado, trabalhou nas diretorias de marketing e publicidade do Unibanco, Grupo CCAA, Daruma Telecomunicações e Golden Cross. Na agência New Style atendeu as contas de promoção e merchandising da Ambev, Cia. Suzano de Papel, Philips Moris, Santista Alimentos, Simens e Parmalat. Realizou pesquisa sobre metodologia de comunicação para arranjos produtivos locais, que originou o livro Comunicação, Cultura e Sustentabilidade (E-papers, 2008). Pesquisou para o Centro de Altos Estudos da ESPM SP sobre o tema cadeia produtiva da comunicação contemporânea que originou a reformulação da grade do curso de graduação em publicidade da ESPM Rio. Pesquisou para o Instituto de Economia da UFRJ sobre políticas públicas para a criação da TV pública brasileira que originou artigos na Abrapcorp 2010, na Revista Organicom (n. 14) e capítulo no livro Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania (Difusora, 2011). Atualmente, pesquisa sobre o tema marketing territorial e city brands que gerou capítulo no livro Cidades Criativas: Aspectos Setoriais (E-Papers, 2017) e diversos artigos nas áreas de comunicação, branding e marketing territorial.