Parcerias

Com ênfase na promoção da interação entre agentes do setor público, setor privado e academia, o LCC estabeleceu diferentes parcerias. 

 

  • Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)

Parceria para mediação e acesso às áreas de comunicação corporativa de empresas em vários estados brasileiros, nas produções e eventos de ambos.

Pesquisadores responsáveis: Patrícia Cerqueira Reis

 

  • Grupo de Estudos de Novas Narrativas da ECA (GENN/USP)

Parceria na troca de informações e de pesquisadores que participam de eventos organizados por ambos.

Pesquisadora responsável: Patrícia Cerqueira Reis

 

  • Grupo Humanas Digitales da Pós-Graduação de Estudos Culturais (USP)

A parceria visa à interdisciplinaridade dos estudos sobre cultura de redes de movimentos sociais e coletivos para ampliar o debate sobre cidadania digital no contexto da economia criativa das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Pesquisadora responsável: Adriane Figueirola Buarque de Holanda

 

  • Universidade Nova de Lisboa

A parceria visa à aplicação da metodologia de pesquisa que analisa marcas de cidades, criada pela professora e pesquisadora Patricia Cerqueira Reis e implementada pelo Observatório da Marca Rio da ESPM Rio.

O método de estudo consiste em reunir e analisar informações sobre a diversidade cultural, econômica, política e cultural das cidades, assim como seus atributos intangíveis e as conexões que elas promovem. Para analisar o quanto que os elementos da identidade da marca da cidade se aproximam da percepção que as pessoas têm sobre o lugar e da realidade do dia a dia, os pesquisadores monitoram indicadores anuais. São realizadas pesquisas de dados primários e análise de dados publicados em relatórios, artigos e reportagens e o grupo acompanha os principais fatos e eventos locais. Esses dados são cruzados, resultando em indicadores e relatórios aprofundados sobre cada uma das dimensões da marca.

A previsão é que, com a contribuição dos pesquisadores do Observatório da Marca Rio,  a Universidade Nova Lisboa inicie o processo de estruturação do Observatório da Marca Lisboa. Assim como aconteceu com o estudo da cidade do Rio, a marca da capital portuguesa será avaliada de acordo com seis dimensões: Histórico-Cultural, Política, Produtiva, Atributos Intangíveis, Conexões e Potencialidades.

 Pesquisadora responsável: Patricia Cerqueira Reis

 Pesquisadores participantes: Daniel Kamlot, Diego Santos Vieira de Jesus e Veranise Jacubowski Correia Dubeux

 

  • Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) e Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (ESPM-Rio)

Aplicação do Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) aos municípios fluminenses.

Pesquisador participante: Diego Santos Vieira de Jesus