Pesquisadores

 

Daniel Kamlot

http://lattes.cnpq.br/1863175020067147

Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM/RJ) – Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e de cursos de Graduação em Administração de Empresas e Comunicação Social. É também membro do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) da ESPM/RJ. É professor/pesquisador do departamento de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor da FGV/EBAPE, no departamento de Administração, em disciplinas com ênfase em Marketing e Gestão. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social, comportamento do consumidor, propaganda, propaganda enganosa, marcas, economia criativa e varejo. Possui inglês e português fluentes e espanhol avançado.

 

Fabro Boaz Steibel

http://lattes.cnpq.br/0433208213067580

Publicitário com doutorado na Inglaterra em Comunicação e Política, foi visiting researcher em 2010 na Universidade de Califórnia San Diego, e mestre em Comunicação pela UFF. Desde 2007 trabalha com pesquisa aplicada para agências internacionais como Unesco, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, WUN e IDRC, além de ter publicações na área de propaganda política, liberdade de expressão e cidadania digital. Atualmente se dedica à área de design de portais colaborativos de consultas públicas (dentre eles o Marco Civil), em parcerias com o Governo Brasileiro e think tanks internacionais.

 

Veranise Jacubowski Correia Dubeux

http://lattes.cnpq.br/1706093099357760

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Titular do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, MPGEC. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Cidades Criativas. Professora da pós-graduação das disciplinas de Inteligência de Marketing, Estatística Aplicada e Modelagem. Supervisiona a área Instrumental do curso de Administração da PUC-Rio. Professora da Graduação em Administração e Comunicação da ESPM-Rio e Graduação em Administração da PUC-Rio (Cálculo Aplicado, Modelos de Previsão de Vendas, Modelagem Quantitativa, Pesquisa Operacional, Estatística Descritiva, Inferência Estatística e Análise Multivariada de Dados). Participou de pesquisas e foi responsável quantitativa por projetos desenvolvidos pelo CAEPM. Coordenou a área de métodos quantitativos do curso de Administração da PUC-Rio por 5anos. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Mobilidade Urbana e Consumo e Sociabilidades, ambos registrados no CNPq. Editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). Atua em projetos de desenvolvimento de modelos quantitativos que expliquem o processo de identificação das vantagens competitivas das organizações. Desenvolve estudos acadêmicos nas áreas de consumo, marketing, inteligência competitiva e economia criativa

 

Adriane Figueirola Buarque de Holanda

http://lattes.cnpq.br/8263607330411860

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Atualmente é professora do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Professora de Publicidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing. (ESPM) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Ministra as disciplinas: Projeto Integrado III, Comunicação Interna, Planejamento de Comunicação, Técnica em Pesquisa Mercadológica, Publicidade Digital, Cibercultura e Sociedade em Rede. Tem experiência na área de publicidade digital e propaganda política na Internet. Vice-líder do grupo de Pesquisa Humanitas Digitalis, da Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, certificado pelo CNPq.

 

Karla Lisandra Gobo

http://lattes.cnpq.br/6329994233566485

Doutora em Sociologia pela UNICAMP, possui mestrado em Ciência Política (USP) e graduação em Ciências Sociais (UFPR). Coordenou, até o final de 2014, os cursos de Ciência Política e Relações Internacionais do Centro Universitário Internacional Uninter, ambos avaliados como excelentes pelo MEC. Atualmente é professora nos cursos de Publicidade e Propaganda da ESPM e Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisadora do Laboratório Cidades Criativas (ESPM – RIO) e do Laboratório de Pesquisa e Representação Política (PUC-PR). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Externa e Sociologia, sobretudo Sociologia Política.

 

Rafael Moraes do Nascimento

http://lattes.cnpq.br/3555401194231571

Doutorando de Comunicação Social da PUC RJ desde 2015. Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Professor de Comunicação, Administração e Design na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Celso Lisboa. Pesquisador RTI da ESPM RJ. Áreas de interesse: Marketing, Comunicação, Relacionamento, Serviços, Consumo e Comportamento do consumidor.

 

Isabella Moreira Pereira de Vasconcellos

http://lattes.cnpq.br/3237439485217956

Doutoranda pela Universidade de Rennes – Fr. Mestre em Administração de Empresas pela FGV e MASTER in BUSINESS ADMINISTRATION com especialização em Marketing na Loyola University of Chicago. Graduada em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Getúlio Vargas – RJ, tem experiência nas áreas Comercial e Marketing no gerenciamento de equipes de Vendas Direta e Indireta e treinamento sobre Estratégia de Marketing e Vendas. Coordenadora da ESPM JR.

 

Roberto Alvarez de Sá Filho

http://lattes.cnpq.br/8413622444871303

Formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Pós-Graduado em Marketing e Design Digital (ESPM) e Mestre em Gestão da Economia Criativa. Começou sua carreira na área de Marketing Esportivo trabalhando com a criação e planejamento de eventos e programas de televisão. Ingressou na área de propaganda em 2002 e passou por agências como Staff, 100%, Script e Artplan. Durante esse tempo conquistou os principais prêmios de propaganda do Brasil como: Colunistas Brasil, ABP, Clube de Criação do Rio de Janeiro, CCSP e Festival Internacional de Gramado e internacionalmente, conquistou dois Short lists em Cannes, o mais disputado festival de propaganda do mundo. Consultor e professor da Brasilia Marketing School. Palestrante e coordenador de workshops ligados à publicidade e a criatividade. Professor universitário em áreas ligadas de Publicidade, criatividade e criação publicitária

 

Carlos Eduardo Soares Pellon

http://lattes.cnpq.br/1591158991831975

Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor especialista i da Escola Superior de Propaganda e Marketing, professor convidado para mba da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e para mbas do Grupo IBMEC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sustentabilidade.

 

Ricardo Ladvocat Rocha Campos

http://lattes.cnpq.br/0302931819815200

Formado em Ciências Econômicas pela PUC-RJ, possui mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (2012). Tem vasta experiência na área de Marketing, com ênfase em Comunicação, e ocupou cargos a nível de Diretoria e de Vice-presidência em grandes empresas/agências de propaganda nacionais e multinacionais. Foi Diretor Nacional de Marketing da Coca-Cola Brasil, Diretor de Planejamento e Atendimento da DPZ Propaganda e VP e Diretor-geral da agência de propaganda internacional Salles D’Arcy, entre outras posições.. Atua na área acadêmica desde 2002, sendo professor de MBA da FGV-RJ, e de graduação e pós graduação na ESPM-RJ. É professor das seguintes disciplinas: Comunicação Integrada de Marketing (FGV); Promoções e Propaganda; Composto de Marketing; Projeto Integrado; Estratégia e Tomada de Decisão em Comunicação; e Trade Marketing, Vendas e Varejo (ESPM). Também é orientador e banca dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da ESPM. Além disso, ministra cursos de pós graduação in company (Petrobras).