Empreendedorismo Criativo

O empreendedorismo envolve iniciativas voltadas para a implementação de novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, em geral com alterações que envolvem inovação e riscos. Na economia criativa, tornam-se notórias as necessidades de expansão de crédito para empreendimentos criativos e a disponibilidade de recursos relacionados à infraestrutura de criação, produção, distribuição/circulação e ao consumo/fruição de bens e serviços criativos.

 

 

Pesquisas Atreladas ao Eixo de Atuação:

 

 

O perfil das Áreas de Comunicação Corporativas no Rio de Janeiro

Coordenação: Prof. Carlos Eduardo Soares Pellon

A pesquisa tem como objetivo compreender as oportunidades para o mercado de comunicação corporativa fornecendo uma base para empreendedores em prestação de serviços em comunicação embasarem seus planos comerciais. Para isso, busca identificar a estrutura de gestão das áreas de comunicação em organizações de grande porte sediadas no Rio de Janeiro. A primeira etapa trata-se de pesquisa quantitativa para identificar aspectos estruturais e gerenciais. A segunda etapa trata-se de entrevistas em profundidade com o objetivo de relacionar os principais desafios e a força da comunicação na organização para traçar um perfil dos clusters identificados na primeira etapa.

Status: Em andamento.

 

 

A perspectiva de valor da marca sustentável na decisão de compra do consumidor

Coordenação: Prof. Isabella Moreira Pereira de Vasconcellos

A pesquisa visa compreender o quanto os consumidores de diferentes classes sociais valorizam ações corporativas relacionadas às causas socioambientais (sustentabilidade e responsabilidade social), frente à lacuna entre o que o consumidor diz que quer fazer e o que de fato faz.

Status: Em andamento.