Desenvolvimento Socioeconômico Territorial

Segundo Amartya Sen, a cultura não só se constitui como um bem simbólico de transmissão de ideias e valores, mas é provida de valor econômico ao poder contribuir para fluxos nacionais e internacionais de bens e serviços. Colabora nesse sentido Celso Furtado, que reconhece que o conhecimento e a criatividade viabilizam transformações sociais por seu potencial empregador, produtivo e inovador. A maior relevância das indústrias culturais atrela-se à promoção de inserção social e à geração de renda por atividades culturais.

 

 

Pesquisas Atreladas ao Eixo de Atuação:

 

Observatório da Marca Rio

Coordenação: Profa. Dra. Patricia Cerqueira Reis

Integrantes: Prof. Dr. Diego Santos Vieira de Jesus, Prof. Dr. Daniel Kamlot, Prof. Dra. Veranise Jacubowski Correia Dubeux e Prof. Dr. Diogo Tavares Robaina (membro do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC) / ESPM-Rio)

Com base no referencial teórico desenvolvido por Patricia Reis, a pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de indicadores de um composto para a criação e a gestão da marca da cidade do Rio de Janeiro. Serão consideradas, na construção dos indicadores, as evidências físicas e simbólicas das identidades da marca, a imagem construída a partir da comunicação da marca e sobre ela e a reputação da mesma.

Status: Em andamento

 

 

Educação e Economia Criativa: desafios e oportunidades

Coordenação: Prof. Dr. Diego Santos Vieira de Jesus

Integrantes: Prof. Dr. Daniel Kamlot e Prof. Dra. Veranise Jacubowski Correia Dubeux

A educação mostra-se fundamental para o desenvolvimento de competências criativas e inovadoras nas áreas técnicas e de gestão, voltadas para profissionais criativos e empreendedores. O processo educacional para a economia criativa deve ter como base uma perspectiva multidisciplinar, que, segundo a extinta Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, deve incorporar abordagens diversas, como sensibilidade e técnica, atitudes e posturas empreendedoras, habilidades sociais e de comunicação, compreensão de dinâmicas socioculturais e de mercado, análise política e capacidade de articulação de conhecimentos diversos. Entretanto, existem ainda possibilidades limitadas de desenvolvimento de capacidades criativas e inovadoras em grande parte das instituições de ensino brasileiras. Isso ocorre pelo estímulo insuficiente à interdisciplinaridade e à transversalidade dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes na maioria dessas instituições, pelo baixo fomento ao desenvolvimento de aptidões artísticas e críticas e pelo reduzido investimento em inovação, a qual permitiria aplicar produtos, serviços, processos, tecnologias, estruturas organizacionais e sistemas de gestão inéditos para beneficiar não somente empresas, mas a sociedade em geral. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é examinar os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da educação para a economia criativa, com foco na incorporação de conteúdos vinculados a competências criativas aos programas educacionais atuais, na congregação de temas próprios dessas competências em projetos já existentes, no incentivo à interação entre escolas profissionalizantes e iniciativas de cunho social e no incremento de incubadoras e centros de pesquisa de economia criativa.

Status: Em andamento

 

 

Os Partidos Políticos na Internet

Coordenação: Prof. Dra. Adriane Figueirola Buarque de Holanda

Os objetivos são examinar as mídias digitais dos partidos políticos como partes das suas estratégias eleitorais e avaliar seu potencial democratizante na competição interpartidária. Pretende-se investigar o uso da inteligência artificial para o mapeamento de eleitores e o desenvolvimento de campanhas personalizadas.

Status: Em andamento

 

 

Análise de projetos e políticas em cidades criativas: o caso do Rio de Janeiro

Coordenação: Prof. Dra. Karla Lisandra Gobo

O objetivo geral é reunir e analisar projetos e implementação de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro durante a gestão do prefeito Marcelo Crivella (PRB). Para isso será preciso verificar como o Executivo e Legislativo trabalham para atender seus grupos de interesse. Posteriormente, pretende-se analisar os possíveis impactos de um Executivo ligado a uma das principais igrejas neopentecostais sobre as atividades culturais na cidade. Finalmente, busca-se avaliar quais foram os resultados desta gestão para a cidade, já que essas ações mobilizam toda uma cadeia produtiva ligada às artes, cultura, comércio e turismo.

Status: Em andamento

 

 

A migração global de publicitários cariocas

Coordenação: Prof. MSc. Roberto Sá Filho

O objetivo geral é examinar por que publicitários deixaram as agências do Rio de Janeiro para exercer a profissão em outras cidades, como São Paulo ou cidades criativas no exterior. Sustenta-se que a decisão desses profissionais de deixar agências de publicidade no Rio de Janeiro esteja relacionada à maior instabilidade financeira de tais publicitários diante da redução das receitas das agências locais e da diminuição dos gastos com publicidade por empresas contratantes, diante do agravamento da crise político-econômica no município desde o início da década passada.

.Status: Em andamento