Objetivo
O Laboratório de Cidades Criativas (LCC) tem como objetivo ser reconhecido tanto na esfera acadêmica como nas instituições públicas e privadas enquanto um espaço que agrega pesquisadores que buscam o estado da arte nas temáticas relacionadas a territórios criativos, inovação e sustentabilidade. Para isso, atua com foco no aprimoramento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento humano em cidades criativas e das estratégias de promoção, comunicação e adensamento das relações que se estabelecem entre os variados públicos no contexto urbano.
Formas de atuação
- Da teoria para prática.
Aplicar metodologias acadêmicas para avaliação e compreensão das ações do governo ou da iniciativa privada em temas relacionados às cidades criativas.
- Da prática para teoria.
Desenvolver metodologias focadas em cidades criativas com base nas ações do governo, da sociedade civil organizada e da iniciativa privada.
- Engajamento com setor público, privado e academia.
Ser uma voz ativa na troca de conhecimento e servir como fonte de informação entre agentes dos setores público e privado e a academia.
- Apoio ao programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa
Conectar as atividades de pesquisa, extensão e ensino que ocorrem no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio.
- Internacionalização.
Apoiar e desenvolver projetos de internacionalização de agentes dos setores públicos e privado e da academia a fim de fortalecer o debate acerca da economia criativa em âmbito mundial.
Encontros
Os membros do LCC realizam encontros semanais para a discussão da produção acadêmica e técnica e das iniciativas de inserção social e internacionalização do Laboratório.
Os encontros ocorrem às quintas-feiras, das 14h às 17h, na ESPM-Rio (Rua do Rosário, 90).