Coleção “Cidades Criativas”, da Editora Prismas

A Coleção Cidades Criativas tem como objetivo divulgar obras que tragam reflexões sobre aspectos políticos, socioeconômicos e culturais das cidades criativas, expressão comumente utilizada em referência a espaços urbanos nos quais a articulação entre atividades sociais e artísticas, indústrias criativas e ações governamentais foi capaz de gerar efervescência cultural que capta talentos, amplia a diversidade social e intensifica o potencial inovador de empresas e instituições.

A criatividade de uma cidade é vista em diversos campos que vão além dos setores criativos. A administração pública, por exemplo, pode estimular inovações sociais com criatividade em áreas como saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana. As cidades criativas reúnem cultura – relacionada à identidade urbana, ao patrimônio e aos padrões de consumo no território -, comunicação – os meios físicos e tecnológicos que promovem a interação entre as pessoas e mitigam os conflitos – e a cooperação, compreendida em sentido amplo como o reconhecimento pleno das riquezas trazidas pelas diferenças socioculturais.

A presente coleção promove a integração entre obras relacionadas às áreas de Administração, Comunicação Social, Design, Economia, Geografia, Antropologia, Sociologia, Planejamento Urbano e Regional, Políticas Públicas, Estudos Étnicos e Estudos de Gênero e Sexualidades. A finalidade é estimular o debate interdisciplinar acerca das dinâmicas políticas, econômicas e socioculturais que caracterizam as cidades criativas na contemporaneidade.

Link: http://editoraprismas.com.br/departamento/506903/Colecao-Cidades-Criativas

Diretor-científico:
Prof. Dr. Diego Santos Vieira de Jesus (ESPM-Rio)

Consultores científicos:
Prof. Dra. Adriane Figueirola Buarque de Holanda (ESPM-Rio/UVA)
Prof. Dra. Ana Christina Celano Teixeira (IBMEC / FGV-Rio)
Prof. Dra. Carla Danielle Monteiro Soares (FGV-Rio)
Prof. Dr. Daniel Kamlot (ESPM-Rio)
Prof. Dr. Fabro Steibel (ESPM-Rio)
Prof. Dr. Fernando Padovani (UERJ)
Prof. Dra. Isabella Moreira Pereira de Vasconcellos (ESPM-Rio)
Prof. Dr. João Renato de Souza Coelho Benazzi (UERJ / PUC-Rio)
Prof. Dra. Livia Barbosa (PUC-Rio)
Prof. Dr. Luís Pessôa (PUC-Rio)
Prof. Dra. Patricia Cerqueira Reis (ESPM-Rio)
Prof. Dr. Rafael Moreira Guimarães (IBMR)
Prof. Dra. Veranise Jacubowski Correia Dubeux (ESPM-Rio)