Disciplina “Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social”, por Luiza Calado

Data: 07/03/2020

A pesquisadora associada do LCC, Luiza Calado, ministrou a disciplina “Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social” (40h), na pós-graduação em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais da Nezo Educacional (Unidade Centro).

Além dos conceitos que dão nome à disciplina, as discentes – assistentes sociais e gestoras públicos – tiveram contato com temas como as questões necessárias ao desenvolvimento de um território e o reconhecimento de suas potencialidades locais. O conceito de sustentabilidade foi exposto pensando nos pilares econômico, social e ambiental e abrangeu também o pilar cultural, perpassando a definição de Economia Criativa e seu potencial para gerar um desenvolvimento econômico sustentável. A aula teve um momento prático com Design Sprint: as alunas tiveram contato com a metodologia e ferramentas de inovação e criatividade para a prototipagem de um projeto social.

O material apresentado faz parte da pesquisa do projeto vinculado ao Laboratório de Cidades Criativas (LCC), da ESPM-Rio.